Centro Avançado de Depilação a Laser e Estética Especializada
Vai fazer a cirurgia plástica dos sonhos? Então a primeira dica de ouro é conversar com o seu médico sobre o pós-operatório. Além das recomendações tradicionais, há atualmente um alinhamento enorme entre cirurgiões e fisioterapeutas na construção de planejamentos personalizados para uma melhora mais rápida e sem sequelas do paciente.
Na verdade, estamos falando dos tratamentos realizados pelos profissionais da Fisioterapia Dermato Funcional, especialidade da fisioterapia que atua diretamente na prevenção e recuperação da região operada. E é exatamente no pós-operatório que o tecido se encontra mais debilitado, exigindo assim cuidados profissionais.
Tais cuidados são chamados de programa de reabilitação para pós operatório de cirurgias plásticas, e tem como principais objetivos: reduzir o quadro de dor, reduzir também os inchaços, controlar a formação de fibroses e evitar que cicatrizes inestéticas se desenvolvam. Além disso conseguem evitar complicações mais sérias, como:
Mais frequente após a cirurgia de mama, cesárea e abdominoplastia, a seroma é caracterizada por um acumulo de liquido retido na área operada após grandes deslocamentos do tecido.
Comum em implantação de prótese de mama, mamoplastia, plástica de abdômen e lifting facial, o hematoma é um agrupamento de sangue, ocasionado por rompimentos de vasos, que não consegue se espalhar pelos tecidos, ficando assim parado em uma região da pele.
A olho nu, equimose e hematoma são muito parecidos. Mas há diferenças cruciais. A equimose é o resultado de um rompimento dos vasos subcutâneos e o derramamento das hemácias, que se infiltram a pele mais superficial, gerando a mancha.
O pós-operatório adequado é um fator determinante que pode influenciar na cicatrização da pessoa após cirurgia. No geral, são chamadas de cicatrizes inestéticas aqueles que não são estéticas, ou seja, possuem alterações em suas cores e formatos. Exemplos comuns: queloides (elevadas), cicatrizes hipertróficas (deprimidas) e cicatrizes hipocrômica (esbranquiçadas) e hipercrômica (escuras).
Nesse tipo de reabilitação da pele não há tratamento universal. Ou seja, nem todos os tratamentos funcionam para todas as pessoas. É por isso que enfatizamos que pós-operatório não é apenas drenagem linfática.
A avaliação das características individuais do paciente somado às especificidades da cirurgia realizada resulta nos tratamentos que serão indicados em cada caso.
Drenagem Linfática manual
Mobilização do tecido conjuntivo
Ultrassom
Radiofrequência
Alongamentos
Laser de baixa frequência
Taping
Agora que você já sabe como funciona o acompanhamento especifico, não marque sua cirurgia sem antes agendar seu programa de reabilitação no pós-operatório com um profissional que não irá fazer somente drenagem linfática!
Na Corpuns Clean você encontra uma equipe totalmente qualificada, prontinha para lhe orientar nesse momento.
Tags:pós-cirúrgicos, tratamentos pós-cirúrgicos, tratamentos pós-cirúrgicos BH, tratamentos pós-cirúrgicos Lafaiete
Centro Avançado de Depilação a Laser e Estética Especializada